3. > As Novas Aventuras dos Vingadores Elusivos

Título Новые приключения неуловимых (Original)
Ano produção 1968
1968 ( Mundial )

Segunda parte da trilogia dos "Vingadores Elusivos" [Neulovimye mstiteli; Неуловимые мстители]. No primeiro filme, somos apresentados a quatro crianças heroínas que participam ativamente do Exército Vermelho na Guerra Civil Russa na região do rio Don. Lutam como partisanos contra o Exército Branco em sua pequena vila. Os protagonistas são três crianças eslavas Dan'ka (Kosykh; Косых), sua irmã Ksanka [Kurdyukova; Курдюкова], Valerka [Metyolkin; Метёлкин]; e uma rom, o cigano Yashka-tsygan [Vasilev; Васильев].
O diretor armênio Edmond Keosayan [Кеосаян] havia sido responsável também pelo primeiro filme, um sucesso de público infantil-adolescente e referência do Western Soviético (Ostern). Produzido 2 anos após, o "Novas aventuras" [Новые приключения неуловимых] sai das estepes e do 'faroeste' e ocorre na cidade, onde os pequenos heróis devem recuperar um mapa, em posse do Exército Branco, no qual há indicações de fortificações na Criméia e é fundamental para o Assalto Revolucionário.