3. > As Quatro Estações

Título Four seasons, the history of a hit (Original)
Ano produção 2012
2012 ( Mundial )
Classificação L - Livre para todos os públicos

As Quatro Estações de Antonio Vivaldi é hoje em dia uma das obras mais executadas no mundo, dando chance muitas vezes a interpretações bem excêntricas. Desde seu aparecimento em Veneza no ano de 1720, essa música expressiva e sofisticada foi um sucesso internacional incomparável. Antonio Vivaldi foi seu melhor embaixador; como um virtuose do violino ele não expunha a quintessência de sua arte, a não ser em presença de um auditório. Uma das razões desse sucesso: um programa definido por quatro sonetos. Somente As Quatro Estações são concertos programados, evocando uma série de acontecimentos, procurando exprimir a música pela narração literária. A obra é uma espécie de ópera natural em que os solistas não são mais os heróis da antiguidade, mas seres simples como os animais ou os vinhedos; elementos naturais ou lugares oníricos. Mas esse sucesso vai eclipsar o resto da obra de Vivaldi e serão necessários dois séculos para se reavaliar corretamente suas riquezas e diversidades.