Barnaby Jones é uma série de TV estadunidense sobre um detetive particular de Los Angeles que tem como parceira de investigações a sua nora. Exibida pela CBS de 28 de janeiro de 1973 até 3 de abril de 1980, num total de 8 temporadas e 178 episódios de 60 minutos. No Brasil a série foi exibida pela Rede Bandeirantes na década de 1970.
O personagem Barnaby Jones foi apresentado na terceira temporada de Cannon, no episódio "Requiem for a Son" de 1973. O episódio em duas partes denominado "The Deadly Conspiracy" (1975) começou em Cannon e foi concluído em Barnaby Jones.
A partir dessa temporada um novo personagem entro fixo na série, com o personagem de JR ( Mark Shera ), o filho do primo de Barnaby, se juntou ao elenco. Ele tinha vindo a tentar resolver o assassinato de seu pai, mas ficou por perto para ajudar Barnaby e Betty, ao mesmo tempo, fazer a faculdade de direito .

15 de Setembro de 1977