3. > BBC Four - Tales from the Jungle - Carlos Castañeda

Título BBC - Carlos Castañeda (Original)
Ano produção 2006
2006 ( Mundial )
Duração

Carlos Castañeda ficou famoso após a publicação do seu livro, os ensinamentos de Don Juan. O livro é baseado em seu trabalho de campo antropológico no deserto mexicano nos anos sessenta com um pajé índio Yaqui, a quem ele chamou de Don Juan.
Os Ensinamentos de Don Juan foi um sucesso instantâneo de Castañeda, convencendo milhares de norte-americanos partiram para o México em busca de drogas, nirvana e iluminação.
Castañeda foi apelidado de "o avô do movimento da Nova Era" pela revista Time e concedeu um doutorado em antropologia da UCLA.
Mas um jornalista investigativo alegou Castañeda tinha falsificado o trabalho de campo e que Don Juan era um mero produto de sua imaginação.
Este filme investiga a controvérsia que cercou livro de Castañeda e explora as práticas dos índios Yaqui de hoje com o Dr. David Shorter, que passou a última década trabalhando entre eles, no México.