2. > TV
  3. > Big Brother Brasil (5ª Temporada)

Título Big Brother Brasil (5ª Temporada) (Original)
Ano produção 2005
10 de Janeiro de 2005 ( Brasil )
Duração 2058 minutos

Big Brother Brasil 5 foi a quinta temporada do reality show Big Brother Brasil, e foi exibida de 10 de janeiro a 29 de março de 2005. Foi a edição com maior audiência registrada, com média de 47 pontos. Foi apresentada por Pedro Bial e dirigida por José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho.
Contou com 15 participantes no total sendo 12 participantes escolhidos pela produção e 2 selecionados por um sorteio, dentre esses estava Marielza de Souza Dantas, posteriormente substituída também por sorteio por Aline dos Santos devido a um acidente vascular cerebral.
A edição terminou com a vitória do professor Jean Wyllys, que recebeu 55% dos votos. O prêmio foi de um milhão de reais sem o desconto de impostos.
Algumas modificações foram feitas no programa. Como em todas as temporadas, a casa sofreu alterações.
Os quartos ganharam os temas de "Quarto Zen" e "Quarto Tropical". Além das habituais mudanças na casa, houve a criação de uma moeda corrente no programa, as estalecas (que viria a ser usada nas próximas edições). Através de provas, os participantes acumulavam o dinheiro, que seria usado ao longo da semana em compras de mantimentos e outros itens além dos oferecidos pela produção.
Foi o BBB de maior audiência e sucesso de repercussão até hoje.