3. > Caixeiro-Viajante

Título Salesman (Original)
Ano produção 1969
17 de Abril de 1969 ( Mundial )

Divertidíssimo e também melancólico, Caixeiro-Viajante acompanha o cotidiano de quatro americanos cuja profissão é vender luxuosas edições da Bíblia de porta em porta, em pequenas cidades da Flórida e de Massachusetts. Os possíveis compradores são cidadãos de classe média. Para convecê-los de que o produto é indispensável, Paul Brennan, Charles McDevitt, James Baker e Raymond Martos precisam dar o melhor de si. Puxando conversa, contando piadas ou lançando bordões persuassivos, eles abordam casais de meia-idade, viúvas solitário e donas de casa entendiadas que, na verdade, relutam em arcar com tamanha despesa. Marco do cinema direto e um dos melhores documentário dos irmãos David e Albert Maysles, Caixeiro-Viajante foi filmado no final dos anos 1960. É um dos retratos mais extraordinários já realizados sobre a América profunda.