3. > Calabouço 1968 - Um Tiro no Coração do Brasil

Título Calabouço 1968 - Um Tiro no Coração do Brasil (Original)
Ano produção 2014
28 de Março de 2014 ( Brasil )

Calabouço 1968 - um tiro no coração do Brasil é um documentário sobre a morte do estudante Edson Luís no restaurante estudantil Calabouço.
Na tarde do dia 28 de março, o local estava repleto de estudantes, na maioria secundaristas, que reivindicavam a conclusão das obras do restaurante e melhorias na alimentação, quando foram reprimidos com violência pela Polícia Militar. Um tiro dado à queima roupa matou o jovem estudante Edson Luís, cujo corpo foi velado na antiga Assembleia Legislativa, que funcionava onde hoje é a atual Câmara de Vereadores, na Cinelândia, no centro do Rio.
Calabouço 1968 - Um tiro no coração do Brasil é ponto de partida para reflexões sobre todo o período da ditadura militar até a redemocratização e as manifestações de rua dos dias atuais.