Cantos de Trabalho 1975 - 1976

1975

Cantos de Trabalho

Dirigido por:
Média geral 4.3
baseado em 27 votos
Sua avaliação:
salvando
12 minutos

Entre 1974 e 1976, Leon Hirszman realizou três documentários produzidos pelo MEC sobre os cantos entoados pelos trabalhadores rurais nordestinos. Na trilogia há a documentação dos cantos de trabalho da cana-de-açúcar em Feira de Santana, dos plantadores de cacau em Itabuna, de mutirões em Chã Preta. "É uma espécie de partido-alto do campo, uma roda de samba no trabalho" - afirma o cineasta que confessadamente caminhava na trilha aberta por Humberto Mauro e Mário de Andrade no resgate dessa prática cultural em vias de extinção.

Mutirão (1975)
Filmado em Chã Preta, na região de Viçosa, Alagoas, durante a produção de S. Bernardo, documenta uma manifestação popular em vias de extinção, o "Rojão de eito", cantada pelos camponeses

Cacau (1976)
Filmado na região de Itabuna, Bahia, o documentário recolho cantos e danças dos trabalhadores das roças de cacau, praticados nas atividades de extração e "pisa" da fruta.

Cana-da-açúcar (1976)
Ao mesmo tempo em que transformam a natureza, certas atividades humanas, pelo seu caráter sazonal, criam manifestações culturais e artísticas muito particulares pela dimensão e ritmo que contêm. Leon Hirszman registra na região de Feira de Santana, Bahia, as cantorias dos trabalhadores da cultura da cana-de-acúcar.

Estreia Brasil:
1975
Outras datas

Elenco de Cantos de Trabalho 1975 - 1976

Nenhum.
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: