3. > Carica eroica

Título Carica eroica (Original)
Ano produção 1952
1952 ( Mundial )

Em 1941, um regimento italiano conhecido como "Savoia Cavalleria" é enviado por Mussolini para a Rússia para auxiliar a invasão alemã. Numa aldeia russa, os italianos são recebidos sob fogo de metralhadora do topo de uma torre. Uma jovem russa, Kalina, é capturada pelos italianos mas, a fim de ganhar a simpatia local, ela é poupada. Uma relação pacífica então se estabelece entre soldados italianos e aldeões russos e uma forte atração surge entre Kalina e o Capitão Valli. No entanto, o alto comando alemão, que pediu o apoio da unidade italiana, não acredita que a intervenção da cavalaria possa ser eficaz. De modo que, em ponto de honra, a "Savoia Cavalleria" decide demonstrar o seu valor movendo-se para as linhas inimigas.

Este é um filme de guerra incomum que foi pouco visto fora da Itália até seu lançamento em DVD. Francesco De Robertis usou atores não-profissionais para dar maior verossimilhança e um tom de documentário aos eventos narrados.