Casos Da Vida - O Casal do Ano

2008

Casos Da Vida - O Casal do Ano

"O Casal do Ano" conta a história secreta de um casal famoso que, por detrás da sua vida "perfeita" de capas de revista, esconde uma doentia relação de violência doméstica. Quando o irmão do marido abusador, que nutre uma paixão secreta pela cunhada, se apercebe da negra realidade e decide tentar fazer alguma coisa, vai descobrir o significado da expressão "entre marido e mulher não se mete a colher".

Pedro e Susana são eleitos "o casal do ano" por uma revista cor-de-rosa. Ele é um cirurgião plástico célebre e ela dedica-se a causas de caridade. Durante uma entrevista, na vivenda do casal, Pedro repara que Susana parece dar demasiada atenção ao fotógrafo. Quando ficam sozinhos, Pedro agarra a mulher violentamente pelos cabelos e fecha-a numa divisão vazia da cave onde Susana permanece toda a noite. No dia seguinte, quando Pedro lhe abre a porta, Susana está submissa e pede-lhe desculpa, reafirmando o amor que tem por ele.
Francisco, irmão de Pedro, regressa a Portugal de um mestrado nos EUA. Como ainda não tem casa ou trabalho em Lisboa, fica temporariamente num pequeno anexo da vivenda do irmão. Enquanto Francisco está por perto, Pedro tem de fazer um esforço para manter a fachada de marido dedicado e bom irmão, mas subtilmente vai fazendo tudo para arranjar trabalho e casa para ele sair dali.
Francisco nutre uma antiga paixão secreta por Susana, que foi em parte causa da sua partida para o estrangeiro, quando ela casou com o irmão. Aos poucos, Francisco começa a aperceber-se da violência doméstica que Susana suporta há anos e decide intervir, revelando o amor que sente por ela. Susana repele-o, o que o leva a sair de casa do irmão.
Contudo, Susana acaba por o procurar e confessar um sentimento recíproco em relação a Francisco. Quando começam a fazer planos para ela deixar o marido, são apanhados em flagrante por Pedro.

2008

Elenco de Casos Da Vida - O Casal do Ano