Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas (2004)

2004

Athens 2004 Olympic Games Opening Ceremony

• Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 - Brasil
  • The 2004 Summer Olympic Games of the XXVIII Olympiad - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

A cerimônia de abertura começou com uma contagem regressiva de vinte e oito segundos, significando uma Olimpíada por segundo desde a última vez em que Atenas hospedou os primeiros jogos olímpicos da era moderna.

- Normalmente, a Grécia lidera o Desfile das Nações em qualquer Olimpíada. No entanto, como a Grécia era a nação anfitriã, eles entraram por último, enviando apenas sua bandeira com o levantador de peso, Pyrros Dimas, como porta-bandeiras no início do desfile e os próprios atletas no final.

- A nação de Kiribati fez sua estréia olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, e Timor Leste marchou sob sua própria bandeira pela primeira vez. A Sérvia e Montenegro apareceu nas Olimpíadas sob o novo nome do país pela primeira e única vez desde que o país foi oficialmente renomeado em 2003, e antes da dissolução, em 2006. Anteriormente ela era conhecida como Iugoslávia.

- A cerimônia foi uma fonte de grande sucesso entre a imprensa internacional e contou com tecnologias nunca antes vistas em um estádio, incluindo uma piscina gigante com piso de fibra de vidro iridescente que drenava sua água em três minutos.

- Foi a primeira vez em que uma mulher, Gianna Angelopoulos-Daskalaki, organizou a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos.

- A Cerimônia de Abertura culminou com o fim do revezamento da tocha, uma tradição iniciada quando Berlim sediou os jogos em 1936.

13 de Agosto de 2004

Elenco de Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas (2004)