3. > Chan Sumiu

Chan Sumiu

1982

Título Chan Is Missing (Original)
Ano produção 1982
4 de Junho de 1982 ( Mundial )

Seguindo um estilo documental, temos a história de dois taxistas que partem em busca de Chan, um homem que desapareceu com seu dinheiro, pelas ruas de Chinatown.
Aqui, usa-se o modelo de filme de detetive como uma ponte para explorar questões culturais, evitando a visão exótica mostrada em alguns similares hollywoodianos. Ao invés disso, o universo chinês é apresentado como um lugar onde as pessoas não são uma massa homogênea, mas uma comunidade complexa, repleta de diferentes pontos de vista e idiomas diversos.
O longa foi selecionado para preservação na Biblioteca do Congresso americano, pela National Film Registry, como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo". E foi vencedor na categoria Independent/Experimental Film and Video Award (LAFCA).