3. > Cinco dias, cinco noites

Título Cinco dias, cinco noites (Original)
Ano produção 1996
25 de Abril de 1996 ( Mundial )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Cinco Dias, Cinco Noites, adaptado do romance homónimo de Álvaro Cunhal (que o escreveu sob o pseudónimo de Manuel Tiago), retrata como se dava "o salto" (a passagem clandestina dos fugitivos portugueses na fronteira espanhola, em direcção à França, nos tempos da velha senhora). André (Paulo Pires) é um evadido da prisão que procura chegar a França a salto e, para isso, recorre à ajuda de um passador transmontano, o grande Lambaça (ou seja, Vítor Norte). Claro que na altura ser passador era o mesmo que ser contrabandista. Quem fazia uma coisa fazia a outra e, apesar da ilegalidade da actividade, o que é certo é que esses tipos eram muito úteis, principalmente nas povoações mais pobres.
Por isso, apesar da Guarda Fiscal e da polícia espanhola andar a tentar caça-lo em flagrante, porque só assim poderiam prende-lo, o povo das aldeias circundantes fecha-se em copas durante o dia e ajudando-o durante a noite.