Clandestino em Paris

1996

Salut Cousin!

Em Paris, dois primos de origem argelina se encontram. Alilo vem de Argel disposto a ganhar um bom dinheiro com o tráfico de drogas. Um camponês até o fundo da alma, deslumbra-se com as maravilhas da grande cidade. Mok, o primo que o acolhe em sua casa, é um animal urbano, um argelino de segunda geração que se debate com o preconceito, a miséria, o racismo, o desemprego, a delinqüência. Logo de cara, um incidente atrapalha os planos de Alilo: ele perde o endereço de seu contato, aquele que deve entregar-lhe uma valise que ele deve sem falta levar para Argel. O problema força os dois primos a conviverem mais do que o esperado. Passam-se cinco dias, tempo suficiente para que Mok perceba em Alilo todos os sinais do sufocamento vivido pela sociedade argelina, mergulhada no fundamentalismo religioso e no militarismo, e Alilo descubra toda a dureza da vida cotidiana em Paris para um descendente de imigrantes da periferia.

1996

Elenco de Clandestino em Paris