3. > Codine ( Kodin )

Título Codine (Original)
Ano produção 1963
1963 ( Mundial )

Um ex-presidiário luta para sobreviver pela força bruta sozinho em uma favela em Brăila. Codine (Alexandre Virgílio Platon) é uma lenda local: bêbado, violento, um bandido condenado por 10 anos pelo assassinato de um amigo. Ele volta para casa de sua mãe miserável, cujas avarentas maneiras enfurecem seu filho. Um menino olha para Codine e, através dos olhos do homem, enxerga as injustiças econômicas e sociais sob uma perspectiva adulta.

Quando Codine mata outro homem que traiu sua confiança, a sua mãe torna-se mais desequilibrada e paranóica, acreditando que seu filho vai roubar o dinheiro que ela acumulou. Então ela planeja matá-lo.

Adaptação cinematográfica de um livro de sucesso de Panait Istrati. Foi inserido no Festival de Cannes de 1963, onde ganhou o prêmio de Melhor Roteiro.