3. > Cuba: Uma Odisseia Africana

Título Cuba, une Odyssée Africaine (Original)
Ano produção 2007
2009 ( Brasil )

Os soviéticos queriam prolongar sua influência a um novo continente, os Estados Unidos aspiravam se apropriar das riquezas naturais da Áfricas, os antigos Impérios sentiam escapar sua potência colonial e as jovens nações defendiam sua independência recentemente adquirida. Contra o capitalismo, o socialismo ou o colonialismo, estes povos que dispõem, pela primeira vez, do seu próprio país constituem uma espécie de terceiro bloco e combatem em nome de um novo ideal: o internacionalismo como arma para assegurar a independência nacional. Todos os jovens revolucionários africanos, como Patrice Lumumba, Almicar Cabral ou Agostinho Neto chamam os guerrilheiros cubanos para lhes ajudarem em sua luta. E a Cuba de Fidel Castro exerce um papel central na nova estratégia ofensiva da nações do terceiro mundo contra o colonialismo dos novos e antigos impérios. Esta guerra dita "fria" e seus conflitos "por procuração", desde a epopéia tragi-cômica de Che Guevara, no Congo, até o triumfo da batalha de Cuito Cuanavale, em Angola, Cuba, uma Odisséia Africana conta a história destes internacionalismos cuja a saga explica o mundo atual: eles ganharam todas as batalhas, terminaram por perder a guerra.