2. > TV
  3. > Cuca Legal

Cuca Legal

1975

Título Cuca Legal (Original)
Ano produção 1975
27 de Janeiro de 1975 ( Mundial )

Cuca Legal foi uma telenovela brasileira produzida e exibida às 19 horas pela Rede Globo entre 27 de janeiro e 13 de junho de 1975 . Escrita por Marcos Rey e dirigida por Gonzaga Blota, Oswaldo Loureiro e Jardel Mello, substituiu Corrida do Ouro e foi substituída por Bravo!, totalizando 119 capítulos. Produzida em preto-e-branco, foi a 15ª "novela das sete" da emissora.
A história girava em torno de Mário Barroso, um piloto de avião, noivo de três mulheres que moravam em cidades diferentes: Fátima, a pobre; Irene, de classe média; e Virgínia, a rica, que o disputava com a mãe, Kinú.

Cuca legal, novela ambientada no Rio de Janeiro e em Cabo Frio, contava as aventuras do aviador solteirão Mário Barroso (Francisco Cuoco) para manter ao mesmo tempo seus relacionamentos com três noivas. Virgínia (Françoise Fourton) é uma rica empresária obcecada com os rumos dos negócios do falecido pai; Irene (Suely Franco) é uma jovem de classe média carinhosa e ingênua, que dá aulas particulares de piano para compensar a grande frustração de não ter se tornado pianista profissional; e Fátima (Yoná Magalhães) é a pobre viúva do empregado da manutenção da empresa de aviação na qual Mário trabalha. Desde a morte do marido, ela recebe a ajuda de Mário.
- Embora acredite amar as três namoradas com a mesma intensidade, Mário não consegue decidir qual delas seria a mulher mais capaz de lhe dar um filho com uma “cuca legal”. Bem-sucedido na profissão, mas emocionalmente inseguro, ele ainda mora com a mãe e passa as horas vagas em mesas de bar com o amigo do peito Jacaré (Hugo Carvana), um típico carioca bem-humorado. As coisas começam a ficar ainda mais complicadas quando Maria Joaquina, a Kinu (Rosamaria Murtinho), mãe de Virginia, viúva e desamparada, também desperta a atenção de Mário.
- Para escapar dos apuros em que vive se metendo, Mário conta com a ajuda da mãe, sua melhor conselheira. De fato, há mais de dez anos, Dalva (Elza Gomes) atua como conselheira sentimental e astróloga em um programa de rádio que apresenta sob o pseudônimo de Madame Zaíde. Em casa, ela está sempre em companhia do velho amigo Aureliano Villaça (Mário Lago), um cavalheiro que se veste e se comporta como se ainda estivesse nos anos 1930, fazendo constantes referências a ídolos e cenários do passado.
- O pai de Irene é José Proença (Felipe Carone), um ex-chefe de honra dos escoteiros obcecado em promover a disciplina em todos os aspectos do cotidiano, a começar pela organização da vida doméstica. Ele atormenta a mulher, Alba (Miriam Pires), com suas exigências neuróticas, as quais ela aceita sem reclamar, mais preocupada com as dores de cabeça provocadas pela caçula Maria Lúcia (Elizângela), jovem cheia de vida e irresponsável. Já Fátima convive com sua irmã Dina (Suzana Faini), mulher de Albano (Rui Rezende), sujeito moralista e desempregado crônico que passa grande parte do tempo livre na praia.