2. > Curtas Metragens
  3. > Dança Macabra

Título Danse Macabre (Original)
Ano produção 1922
1922 ( Mundial )

Camile de Saint-Saëns é o compositor da peça mais conhecida dentre as várias intituladas "Dança Macabra". Tradicionalmente, a "Dança da Macabra ou da Morte" é um gênero artístico do final da Idade Média que versa alegoricamente sobre a finitude do ser humano e sobre seu caráter universal, pois seria, segundo a tradição, a única das danças experimentadas, um dia, por todos tipos de homens: pobres, ricos, cristãos, islâmicos, padres, nobres, camponeses, ateus... O Dança Macabra, assim, é a Morte personificada, convocando representantes de todas as esferas da vida social a dançarem juntos à hora do túmulo. De origem Cristã, trata-se de uma lembrança ao ser humano da fragilidade das suas vidas e da necessidade da valorização das glórias da vida do após-a-morte.