3. > Do Outro Lado do Rio

Título Do Outro Lado do Rio (Original)
Ano produção 2004
2004 ( Mundial )

Do outro lado do rio registra a evasão de brasileiros em direção à Guiana Francesa, no extremo norte do Brasil, ao longo do Rio Oiapoque.

A cidade de Oiapoque testemunha um mundo em transito, fenômeno que constitui o maior fluxo migratório existente ao longo das fronteiras brasileiras. Para muitos essas são as portas para uma nova vida em território francês, com salários pagos em Euros ou mesmo em ouro,

Os indivíduos que habitam essa região e suas histórias são o foco do documentário. Obstinados, desesperançados e insatisfeitos com as condições que a Amazônia lhes proporciona, essas pessoas procuram , acima de qualquer coisa, a consolidação de um sonho, na maioria das vezes, vago, tênue e incerto.

Nessa área de limites imprecisos, permutam-se identidades e incertezas, em um ambiente permeado por atividades ilícitas e temporárias.