3. > Eighteen

Título Eighteen (Original)
Ano produção
2005 ( Brasil )

É um filme comovente e poderoso. Conta a estória de Pib (Paul Anthony), um jovem que vive nas ruas. Amargo, cáustico e em permanente atitude auto-destrutiva, Pib não só culpa o pai pela morte do irmão, como não se perdoa a si próprio por, no momento próprio, não ter feito nada para lhe evitar a humilhação. No dia em que cumpre 18 anos, recebe um presente: uma cassete gravada pelo seu avô, falecido pouco antes. Nela, o avô narra-lhe a sua participação na Segunda Guerra Mundial, sobretudo um episódio de sofrimento, amor e morte, com um companheiro de trincheiras. Este relato vai ser o fio condutor que une os vários temas do filme. A revelação da homossexualidade do irmão, que despoleta toda a estória, o conflito com o pai, a prostituição, o amor por Jenny, o medo ao compromisso perante uma paternidade inesperada, a auto-punição inconsciente e, por fim, a redenção.

Roteiro