Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Eileen Brennan (I)

Eileen Brennan (I)

Nomes Alternativos: Verla Eileen Regina Brennen

6Número de Fãs

Nascimento: 3 de Setembro de 1932 (80 years)

Falecimento: 28 de Julho de 2013

Los Angeles, California - Estados Unidos da América

É uma atriz de cinema, televisão e teatro.

Brennan nasceu como Verla Eileen Regina Brennen , em Los Angeles, Califórnia, filha de Regina "Jeanne" Menehan, uma atriz do cinema mudo, e Gerald John Brennen, um médico de ascendência irlandesa, ela foi criada católica romana.

Eileen Brennan apareceu nos jogos com a máscara e Sociedade Bauble Universidade de Georgetown em Washington, DC, onde foi empregado. Ela estrelou lá em Arsenic and Old Lace. Suas habilidades excepcionais de quadrinhos e voz de soprano românticas a levou de desconhecido a estrela no papel-título de Rick Besoyan da off-Broadway tongue-in-cheek musical / opereta Little Mary Sunshine (1959) e sua continuação não-oficial, The Gypsy Estudante (1963 ). Ela passou a criar a função de Irene Malloy na produção da Broadway original Olá, Dolly! (1964). Sua estréia no cinema foi no divórcio American Style (1967). Ela logo se tornou um dos mais conhecidos (se não identificáveis) atrizes apoio no cinema e na televisão. Seus papéis eram geralmente personagens simpáticos, que ela desempenhou uma variedade de outros tipos de caráter, incluindo terreno, vulgar e atrevida, mas ocasionalmente "com um coração de ouro." Um ano após sua estréia no cinema, ela tornou-se um semi-regular no seriado de comédia variedade Rowan & Martin's Laugh-In, mas ficou por apenas dois meses.

Brennan recebeu excelentes críticas como cafetina de bordel "Billie" de George Roy Hill, vencedor do Oscar 1973 filme The Sting como o confidente do vigarista Gondorf Henry (Paul Newman). Embora seu nome não foi frequentemente reconhecido pelo público em geral, ela se tornou um dos favoritos de muitos diretores, em especial Peter Bogdanovich. Ela apareceu no clássico de 1971 Bogdanovich's Last Picture Show (pelo qual recebeu uma indicação ao BAFTA de melhor atriz coadjuvante) e sua adaptação 1974 da novela de Henry James Daisy Miller. Bogdanovich foi o único diretor que fez uso de seu talento musical (antes, ela cantou em espectáculos na Broadway), quando ele colocou como bruto Cybill Shepherd's, a empregada doméstica divertir-se na sua flop 1.975 musical At Long Last Love (que também estrelou Madeline Kahn , ambos Brennan e Kahn iria trabalhar juntos em mais dois filmes: O Detetive Clue e baratos, onde mais uma vez mostrou seu estilo no mundo cansado agindo com grande efeito).

A atriz também clicado com o diretor Robert Moore e escritor Neil Simon, aparecendo em Murder by Death como Tess Skeffington (1976) e The Detective Econômico (1978). Ambos os filmes também estrelou James Coco e Peter Falk.

Em 1980, Brennan recebeu um melhor apoio a candidatura do Oscar por seu papel como gestor desagradável Goldie Hawn do comandante em Private Benjamin. Ela reprisou o papel na adaptação para a TV (1981-1983), para o qual ela ganhou um Emmy (atriz coadjuvante), bem como um Globo de Ouro (Melhor Atriz). Ela tem um adicional indicação ao Golden Globe e seis indicações ao Emmy.

Depois de jantar juntos uma noite em 1982, Brennan e Hawn deixou um restaurante. Brennan foi atropelado por um carro que passava e foi gravemente ferido. Ela levou três anos fora do trabalho para se recuperar, e teve que superar um vício em analgésicos subseqüente.

Foi nessa época que seu desempenho como a Sra. Peacock no Clue (1985) chegou a teatros. Na década de 1990, ela apareceu em Stella com Bette Midler, Texasville Bogdanovich, a sequela de The Last Picture Show, e imprudente. Ela teve um papel recorrente na sitcom Blossom como o vizinho / confidente da personagem-título. Em 2001, ela fez uma breve aparição no Jeepers Creepers horror do filme.

Em 2002, ela estrelou o filme de comédia de humor negro Comic Book Villains, com o DJ Qualls. Nos últimos anos, Brennan teve co-estrelou na televisão, incluindo papéis recorrentes como a intrometida Sra. Bink no 7th Heaven e áspero como agir treinador Zandra em Will & Grace. Em 2004, ela apareceu em The Hollow como "Joan Van Etten.

Em novembro de 2010, ela vai entrar na empresa da Broadway Wicked no papel de Madame Morrible.
De 1968 a 1974, Brennan foi casada com John David Lampson, com quem tem dois filhos: Patrick (ex-jogador de basquete, agora o ator recentemente em The Black Donnellys NBC) e Sam (a cantora). Brennan é uma sobrevivente do cancro da mama.