3. > El honor de las injúrias

Título El honor de las injúrias (Original)
Ano produção 2007
2007 ( Mundial )

Documentário realizado pelo pintor e escritor Carlos Garcia Alix, sobre a vida do anarquista Felipe Sandoval, conhecido como “Dr. Muniz” (1886-1939). Personagem de vida intensa, ele encarna a mais brutal e paradoxal consciência revolucionária, na guerra civil espanhola.

Felipe é pedreiro de profissão e nasceu em um subúrbio de Madri. A sua vida está ligada à fé em um sonho de redenção: a revolução social. Por ela se tornará um ladrão famoso e um homem de ação e, posteriormente, durante a guerra civil, em assassino implacável.

O desejo do narrador de investigar e seguir o rastro do pistoleiro anarquista, leva-o a resgatar os pedaços de sua memória, hoje espalhados em arquivos e registros oficiais. Com estes materiais e uma coleção de filmes antigos e fotografias, tenta reconstruir o curso de sua vida e responder à pergunta de quem era realmente este homem.