Em uma Democracia, Somos Todos Partes do Mesmo Corpo

2009

In a Democracy, We Are All Parts of the Same Body

O vídeo curta-metragem da brasileira Anna Carolina dos Santos Israel, “Em uma Democracia, Somos Todos Partes do Mesmo Corpo” (In a Democracy, We are All Parts of the Same Body), é um dos seis vencedores do Concurso de Vídeos sobre Democracia, o Democracy Video Challenge, organizado pelo Departamento de Estado dos EUA. O concurso convidou cidadãos de diferentes países e culturas a postar, através do site YouTube, curta-metragens de até três minutos completando a frase "Democracia é...” Democraticamente, a escolha do vídeo vencedor foi feita pelo voto popular, pela Internet.

Segundo Anna Carolina, a ideia foi mostrar uma forma de governo em que as diferentes partes da sociedade se unem para um bem maior.

“Democracia é um diálogo entre diferentes partes da sociedade. Foi daí que pensei em apresentar uma conversa entre as partes do corpo representando diferentes segmentos da sociedade. Para mim, foi importante retratar a democracia como um diálogo entre pessoas que querem coisas distintas, porque é isso o que realmente ocorre na sociedade”.

“Em uma Democracia, Somos Todos Partes do Mesmo Corpo,” um vídeo de três minutos, mostra um diálogo entre as partes do corpo e “levou em torno de três semanas para ser concluído”,

Após cerca de um mês de votação pela Internet, o vídeo de Anna Carolina ficou entre os seis mais votados. Além do Brasil, os vídeos vencedores representam os seguintes países: Zambia, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Nepal e Polônia. Como prêmio, os vencedores terão os vídeos exibidos em Hollywood, Washington e Nova Iorque, além de conhecer sets de filmagem,diretores, técnicos e especialistas de novas mídias, tendo como anfitriões a Directors Guild of America (DGA) e a Motion Picture Association of America (MPAA). O Democracy Video Challenge também tem como parceiros o Center for International Private Enterprise (CIPE), a International Youth Foundation (IYF), a rede social TakingITGlobal, o International Republican Institute (IRI), o National Democratic Institute (NDI), NBC Universal, School of New York University e University of Southern California.

31 de Janeiro de 2009

Elenco de Em uma Democracia, Somos Todos Partes do Mesmo Corpo