3. > És tu, Brasil

Título És tu, Brasil (Original)
Ano produção
1 de Janeiro de 2003 ( Brasil )

“És tu Brasil” é um projeto pessoal do cineasta Murilo Salles, que enfatiza e examina a identidade brasileira. É uma jornada dentro do mundo de quatro talentos brasileiros de destaque, cujo seus trabalhos vêm ganhando bastante notoriedade no atual cenário cultural internacional.

Em "És Tu Brasil", Salles foca o processo criativo desses quatro artistas bem diferentes um do outro, cobrindo desde a versátil música de Carlinhos Brown e a arte de Tunga até a moda de Alexandre Herchcovitch e a coreografia de Débora Colker. O resultado é a coleção de quatro perfis independentes, que quando comparados, revelam os traços de seus respectivos processos de criação, fortemente influenciados por graves sintomas de brasileridade.

Cada segmento desse documentário acompanha o artista em seus momentos de maior criatividade desde bem de dentro, dando a audiência o generoso ambiente de intimidade profunda proporcionando cenas de grande entrenenimento e inteligência.

Neste processo criativo de Carlinhos Brown, “a Origem da Musicalidade”, tudo que produz som, consequentemente trará interesse musical. Mais especificamente, sua formação musical somada à suas raízes africanas nos trará o som dos tambores.

Com Alexandre Herchcovitch, percebemos bem claramente um de nossos traços mais inerentes de hibridismo ou fusão. Seguindo suas influências judias, descobrimos sua enorme capacidade de adaptação, sem mencionar sua capacidade de se adaptar à qualquer condição adversa, chegando ao ponto de incorporar os aspectos e valores mais positivos da alma e espírito do colonizador, como se isso houvesse sido roubado de uma cerimônia canibal.

Na sequencia, conheceremos Tunga, onde o excesso de barroco brasileiro se faz evidente assim como nossa mais profunda tradição antropomórfica.

E finalmente, viajaremos dentro do trabalho de Débora Colker, onde experimentaremos o sabor de suas criativas improvisações. Débora também conhecida por seus talento em adaptar-se às mais inusitadas situações, surgindo sempre com uma tiragem criativa. Sua habilidade está fortemente conectada à sua enorme capacidade de canalizar suas energias em soluções pragmáticas no processo de seu show “Casa” que foi criado pela solicitação e da tropa de ballet do Komische Óper of Berlin.