Especial: Caetano, Gal Costa e João Gilberto

1971

Especial: Caetano, Gal Costa e João Gilberto

O encontro televisivo de Gal, João Gilberto e Caetano, no auge da repressão militar no país, foi capa das principais revistas e marca a primeira vinda de Caetano ao Brasil, que cumpria há dois anos o exílio político em Londres.
Do histórico encontro de João Gilberto, Gal Costa e Caetano Veloso nos estúdios da TV Tupi em 71, resta o áudio que viraria um disco e nunca foi lançado pela Universal Music Brasil. O vídeo do especial se perdeu num incêndio ou teria sido apagado.
Em 1971, João Gilberto foi convencido por três amigos a gravar um especial para a TV Tupi ao lado de Caetano Veloso, que veio de Londres diretamente para o estúdio. Gal Costa também participou.
O especial foi ao ar, mas o disco que a Philips (hoje Universal) pretendia lançar com seis músicas do encontro nunca saiu. E dificilmente sairá, pois os problemas técnicos (corrigíveis) machucariam o perfeccionismo de João. A Folha teve acesso às duas fitas de rolo que contêm o material histórico.
A primeira faixa, Você Já Foi à Bahia?, é o que há de melhor, com João saboreando os versos e as notas de Caymmi, e fazendo uma brincadeira antes de passar a bola: "Pergunte a Caetano". Gal também canta, e Caetano diz ao final: "Gosto tanto de cantar essa música...".
A faixa seguinte é só de João e Gal: Largo da Lapa, a dos versos "Um samba, um sorriso de mulher / Bate-papo de café / Eis aí a Lapa".
Gal sugere que os três cantem Coração Vagabundo. "Espetacular! Mas tenho que aprender a harmonia", diz João, que pede ao autor para mostrar como é. Caetano fica inseguro diante do ídolo, mas toca, propiciando um fato raro: João cantando acompanhado de um violão que não o seu.
Gal e João Gilberto jogam ping-pong nos intervalos do especial que gravaram com Caetano na TV Tupi. Parte dessas cenas curiosas também foi ao ar, embora todas as imagens do programa tenham sido perdidas num incêndio na emissora.
Entre outras preciosidades, Gal e João Gilberto cantaram no especial da Tupi canções como "Você Já Foi à Bahia?", "Sandália de Prata" e "Eu Vim da Bahia".
O poeta Augusto de Campos (esq.) e o guitarrista Lanny Gordin (atrás), músico do show "Fa-Tal", também estiveram na gravação do especial que Gal e João Gilberto fizeram em 1971 na TV Tupi

1971

Elenco de Especial: Caetano, Gal Costa e João Gilberto