Espírito Teen, adolescentes em Hollywood

2009

Teen spirit: Les ados à Hollywood

Há em Hollywood um gênero bem específico do cinema americano, como o western, que é inteiramente consagrado aos adolescentes: a teen movie. Um gênero que tem seus códigos próprios, sua linguagem, suas passagens obrigatórias, seus locais imediatamente identificáveis. A teen movie ofereceu a esse momento incerto, que é a adolescência, um espaço de expressão ilimitado: do sentimentalismo de “Dezesseis Velas” ao niilismo untuoso de “Elefante”, do romantismo noir de “Virgens Suicidas” ao trash juvenil de “American Pie”, em resumo, do cinema mainstream às obras de autor, os adolescentes cativam os cineastas americanos. Veja a descoberta de um gênero apaixonante, complexo com múltiplas ramificações estéticas, sociais e políticas. O que seus adolescentes nos dizem da América? E, sobretudo, por que falam tão facilmente ao mundo inteiro?

2009

Elenco de Espírito Teen, adolescentes em Hollywood