2. > Curtas Metragens
  3. > Esta Rua Tão Augusta

Título Esta Rua Tão Augusta (Original)
Ano produção 1968
1968 ( Brasil )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Documentário que registra, de forma irônica, o cotidiano de uma das ruas mais conhecidas da cidade de São Paulo e centro comercial de classe média alta. O filme centra sua atenção no pintor naif Waldomiro de Deus, cuja irreverência da obra e comportamento, se chocava frontalmente com o universo burguês dos freqüentadores do local.

Renegado por Carlos Reichenbach, que o considera muito fraco, trata-se de um exercício prático de alunos do 2º ano da Escola Superior de Cinema São Luiz, "Esta Rua Tão Augusta" foi produzido por Luiz Sérgio Person, seu professor e maior incentivador, responsável pela sua opção profissional. Filmado com sobras de negativo, equipamento emprestado e a colaboração de profissionais ligados à Person (Oswaldo de Oliveira e Glauco Mirko Laurelli), o documentário foi concluído dois anos depois de 1966, graças à um prêmio recebido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, na primeira edição do Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem. Teve seu certificado de curta-metragem negado pelo Instituto Nacional de Cinema com a justificativa de "mostrar lojas comerciais em atividade" e assim, nunca foi exibido comercialmente.

Produtores