2011

EstereoEnsaios: Cinco ou Seis Ensaios Estereoscópicos à Procura de uma Narrativa (Jane de Almeida, BRA, 2011, 16’) é uma experiência audiovisual de alta tecnologia que explora imagens 4K e 3D. Assim como no lendário Vistas da Bahia da Guanabara (1898), dos irmãos Segretto – por muitos considerado o primeiro registro cinematográfico brasileiro – essas imagens se valem da paisagem do Rio de Janeiro para registro audiovisual, utilizando a mais alta tecnologia existente. O projeto, já em seu início, enfrentou os desafios tecnológicos dos grandes laboratórios de pesquisa - desde o par único de câmeras, equipamento ainda desconhecido dos especialistas, passando pelo processamento de imagens, com cerca de 10 milhões de pixels de definição, até a exibição do filme em projetores especiais, ainda em fase de estabilização.

2011

Elenco de EstereoEnsaios: Cinco ou seis ensaios estereoscópicos a procura de uma narrativa