3. > Eu, o desconhecido

Título Jo, el desconegut (Original)
Ano produção 2007
2007 ( Mundial )

Arnau (Bernat Quintana) tem dezessete anos de idade com uma vida totalmente despreocupada. Na escola secundária, apaixona-se por Olga (Carla Nieto), uma alma inquieta que está em toda e qualquer causa social. A partir daí, sua vida muda. Para conseguir méritos com Olga, Arnau resolve fazer parte de todas as atividades em que Olga participa, incluindo o cuidar de idosos nos fins de semana na associação em que Olga é voluntária. É assim que ele conhece Ramon (Fernando Guillén), um homem com um passado confuso libertário e tem princípio de Alzheimer. Apesar do pouco interesse que Arnau tem pelo assunto fazendo isso somente por Olga, ele se empenha em dar assistência para o ancião, e o ajuda a lembrar dos episódios mais dolorosos da sua vida como um libertário frente aos fascistas. A perda de seu irmão Frederico, quando ele era jovem em uma das emboscadas da guerra civil, levou-o a procurar respostas para certas questões. Arnau se preocupa em ajudá-lo a mergulhar em seu passado. Quando as coisas são resolvidas graças a Arnau, Ramon está em paz consigo mesmo e morre.

(Traduzido de http://www.catalanfilmsdb.cat/es/profesionales/director/s/joan-mallarach/2243/)