3. > Exu-Piá, coração de Macunaíma

Título Exu-Piá, coração de Macunaíma (Original)
Ano produção 1987
1987 ( Brasil )

"O velho Macunaíma foge espavorido da Amazônia porque as matas estão sendo devastadas. O novo Macunaíma está cansado de morar no céu e resolve voltar pra sua terra, América do Sol. "Exú-Piá" Dois Macunaímas viajam pelo Brasil atual e procuram os rastros do seu criador Mário de Andrade, pra ver se ele topa mudar seus destinos de "herói sem nenhum caráter". Mas para que Mário possa mudar seu destino, eles terão que recuperar a Muiraquitã, o amuleto mágico, símbolo da identidade, que caiu de novo nas mãos do Gigante Piaimã, comedor de gente. Na busca de Mário e na caça ao talismã, encontram seu filho, o caboclo Mitavaí, "menino feio que sabe das coisas", e que por conhecer bem a realidade brasileira, quer transformá-la. "Ai que preguiça!..." Só de pensar na luta que dá, Macunaíma fica desanimado... Os Dois são Um: "Exu-Piá!". E tudo se passa como numa autêntica peleja de cordel eletrônico. Os encontros e os desencontros dos dois Macunaímas, o preto e o caboclo, o cinema e o teatro, o velho e o novo, recriam as aventuras do Herói de nossa gente, que se defronta com os sufocos da Taba Gigante da Civilização, tentando resgatar a vida em meios aos conflitos de dois Brasis que se entredevoram. "Exu-Piá!" num claro-escuro jogo de espelhos, um caleidoscópio pisca-piscando e a Rapsódia se recompõe. Agora não só o papagaio conserva no silêncio as falas e os gestos do Herói. Macunaíma resuscita mais uma vez..." (Embrafilme/Catálogo 1986)