3. > Farewell to Autumn

Título Pożegnanie jesieni (Original)
Ano produção 1990
1990 ( Mundial )

Hela Bertz é alvo do interesse do conde Prepudrech, além de realizar um jogo de sedução com o escritor Atanazy Bazakbal, o qual também deseja a jovem herdeira Zofia. Tanto Hela quanto Atanazy decidem se casar com seus amantes em cerimônias católicas, como muitos judeus assimilados pela sociedade polonesa fizeram no século XX. Mas enquanto eles consagram seus votos, a revolução comunista irrompe com força total e os dois casais fogem para um refúgio na montanha.

Filme que estreou no Festival de Veneza. Exibe o declínio de uma classe aristocrática bastante rica, e onde não faltavam relações adúlteras, relações homossexuais, alcoolismo e uso de drogas.

Baseado no romance do polonês Stanisław I. Witkacy, “Pożegnanie jesieni” mostra pessoas de certa época e lugar tentando conter a maré da História, embora esta alcance a todos.