3. > Feiticeiros da Palavra

Título Feiticeiros da Palavra (Original)
Ano produção 2001
2001 ( Mundial )

“Feiticeiros da Palavra” põe em foto a prática do Jongo na comunidade que vive no Bairro do Tamandaré, na periferia de Guaratinguetá – SP, tendo como base a pesquisa desenvolvida desde 1993 pela Associação Cultural Cachuera!. O primeiro segmento, “Reminiscências”, busca traçar um percurso histórico do Jongo, forma de expressão poética, musical e coreográfica dos afro-descendentes do Vale do Paraíba, a partir das memórias de seus depositários mais velhos. Através de reconstituições de época e depoimentos, são lembrados os tempos do cativeiro, quando o jongo era meio de comunicação cifrada entre os escravos, e as temidas demandas, duelos de poesia onde o poder das palavras era capaz de enfetiçar. O segundo segmento, “Festança”, retrata os preparativos e o desenrolar de uma noitada de jongo no Tamandaré. O terceiro, “Permanência”, aborda aspectos das mudanças e permanências dessa manifestação cultural. As gravações foram realizadas no próprio bairro, inclusive no contexto das festividades em que se dança o jongo no Tamandaré.