Grandes Momentos do Futebol

2018

Grandes Momentos do Futebol

Os Grandes Momentos da História do Futebol: (5 episódios de 60 minutos). Essa série do Canal History é um relato histórico dos times e jogadores nas Copas do Mundo mais recentes, cujo as habilidades e conquistas ultrapassam o esporte e representam algo maior para os fãs e não-fãs, e que tem impulsionado o crescimento desenfreado desse esporte ao negócio milionário que conhecemos hoje. Os episódios incluem:

1. FUTEBOL E DITADURA- A história dos dois Campeonatos do Mundo mais marcantes, ambos ganhos por equipas sob a sombra de uma ditadura militar, mas com métodos opostos, e circunstâncias muito diferentes. Em 1970, no auge de uma ditadura militar iniciada por um Golpe em 1964, o Brasil, a melhor equipe nacional a alguma vez entrar em campo, com a missão de erradicar a humilhação das suas derrotas na fase de grupos do Campeonato do Mundo de 1966. Os brasileiros já tinham eliminado todas as equipes que tinham enfrentado, deixando a República Checa, a Inglaterra, a Roménia, o Peru e o Uruguai a debater-se com o seu rescaldo, antes de derrotarem a Itália 4-1 na final. Oito anos mais tarde, era a vez da vizinha e arqui-rival do Brasil, a Argentina, assumir o lugar de destaque, quando organizaram o campeonato, com ordens da detestada junta militar do país, liderada pelo seu cruel ditador, Jorge Vileda, para ganhar a todo o custo.;

2. ALTOS E BAIXOS DO MARADONA - A anos de conquistas, em três continentes, e cinco Copas do Mundo, segue-se uma história de rejeição, vergonha, redenção, vingança... em uma lenta descida à perdição. Diego Armando Maradona foi o jogador de futebol por excelência, capaz de fazer qualquer coisa com uma bola nos pés. Tendo estreado aos 16 anos, atuou em 91 eventos internacionais, levou o Napoli à Copa da Europa e a Argentina à vitória na Copa do Mundo do México, em 1986. Um pequeno gênio que sabia como colocar o mundo a seus pés, mas que nunca conseguiu superar seu passado e sua preferência por drogas e álcool. Vamos ver aqui o que motivava este grande jogador, conhecer suas muitas personalidades e entender como o mesmo fogo interior, que propiciou o seu desenvolvimento como um gênio do futebol, acabou por consumi-lo.

3. NOITES MÁGICAS DE ITÁLIA 1990; - Os anos 80 foram sombrios para o futebol na Inglaterra. A tragédia após o vandalismo de seus torcedores nos estádios de Heysel, Hillsborough e Bradford fizeram o futebol tremer e os fãs diminuírem. No entanto, seu legado acabou mudando a história do futebol mundial. Em 1990, graças às mãos diligentes de Bobby Robson e inspirado pelos talentosos Paul Gascone e Gary Lineker a Inglaterra chegou novamente à semifinal de uma Copa do Mundo, o que não acontecia desde 1966. Essa conquista levou o país a se apaixonar novamente pelo jogo que eles mesmos inventaram. Por outro lado, despontou Camarões, um novato em Copas, que impressionou em um jogo emocionante contra os campeões argentinos.

4 RONALDO, BECKHAM E ZIDANE - A história dos três nomes mais populares do futebol, que no ano de 1998 em França atingiram a maioridade de formas bastante distintas. Para Zinedine Zidane, filho de emigrantes argelinos, que aprendeu a jogar futebol nas ruas de Marselha, foi o momento em que estava destinado a ser o coração da equipa francesa. Quanto ao talentoso médio defensivo de Inglaterra, David Beckham, este parecia certamente contribuir para a sua crescente reputação, antes de um petulante remate nos quartos de final contra a Argentina, que se traduziu numa saída prematura da Inglaterra, e com figuras de Beckham a serem queimadas na Ponte de Londres. Para o jovem sensação brasileiro Ronaldo, de 22 anos de idade, foi a realização do seu sonho de infância, com ele a liderar o imperial progresso dos detentores da taça na final do Campeonato do Mundo em Stade de France. E depois, uma série de misteriosos e inexplicáveis eventos nas vésperas da final, equilibraram as hipóteses a favor dos anfitriões.

5. A GOLEADA DO 7X1 - Em 8 de julho de 2014, houve um terremoto no epicentro do futebol, sentido em todo o mundo. Na semifinal da Copa do Mundo, o Brasil enfrentou a implacável seleção da Alemanha. Ambas as equipes usaram todas as suas táticas e seus melhores jogadores, mas foram os alemães que acabaram silenciando o público e uma nação inteira depois de uma avalanche de 7 gols contra apenas 1 do Brasil. Foi um pesadelo nacional do qual o Brasil nunca se recuperou. Mas como a maior equipe do mundo do futebol pôde ser humilhada de forma tão devastadora em seu próprio quintal?

Cada um desses episódios revela estórias por trás dos momentos mais inacreditáveis e importantes do futebol com os jogadores, treinadores e fãs que fizeram eles acontecerem.
Os episódios 1,2 e 3 são produzidos por Goalhanger Films; enquanto o 4 e o 5 são produzidos por North One Television.
(sinopses extraídas dos sites do Canal History)

28 de Maio de 2018