2. > TV
  3. > Grandes Nomes : João Gilberto Prado de Oliveira

Título Grandes Nomes : João Gilberto Prado de Oliveira (Original)
Ano produção 1980
5 de Setembro de 1980 ( Mundial )
Duração

Em um cenário despojado, em que o principal detalhe era um arco-íris, João Gilberto sentou em seu banquinho para mostrar, com o violão, um repertório sofisticado que ia de Ary Barroso a George e Ira Gershwin, passando, evidentemente, pela bossa nova, como no clássico Desafinado, de Tom Jobim e Newton Mendonça. Às vezes acompanhado pela orquestra da Globo, regida por Alceu Bocchino, João Gilberto interpretou também Menino do Rio, de Caetano Veloso; Retrato em Branco-e-Preto, de Chico Buarque de Hollanda e Tom Jobim; e Eu e a Brisa, de Johnny Alf. Com a filha Bebel Gilberto, cantou Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes; e com Rita Lee cantou Juju-Balangandãs, de Lamartine Babo, encerrando a apresentação com Canta Brasil, de Alcyr Pires Vermelho e David Nasser.

A criação do espetáculo envolveu Naíla Scorpio, Guto Graça Mello, Luiz Carlos Maciel, Daniel Filho e o próprio João Gilberto. Os arranjos foram feitos por João Donato, Dori Caymmi, Guto Graça Mello e Claus Ogerman.