Hawaii Five-O é um seriado de televisão norte-americano do gênero policial, criado por Leonard Freeman, estrelado por Jack Lord e produzida por Leonard Freeman Productions (Até a 6ª Temporada) e pela emissora de televisão CBS. Foi exibido por 12 temporadas, entre 1968 e 1980, num total de 283 episódios (284 foram produzidos). Na série, em meio ao clima paradisíaco das ilhas havaianas, existe um violento submundo que precisa ser combatido por uma divisão de elite 5-0, a polícia estadual, que enfrenta sabotadores, justiceiros, revolucionários, entre outros criminosos, incluindo o vilão Wo Fat. Seu tema músical foi composto por Morton Stevens, e é popular até os dias atuais. Na maioria dos episódios, Steve McGarrett dizia a seu subordinado Danny Williams "Book'em Danno" (Fiche-o, Danno), um bordão muito popular nos EUA.

Havaí 5-0 era uma equipe policial do governo, sendo o nome uma homenagem ao estado, o 50º dos EUA. Era liderada por Steve McGarrett (Jack Lord), um oficial da Marinha aposentado que foi indicado pelo governador Paul Jamenson (Richard Denning). Faziam parte do 5-0 Danny Williams (James MacArthur), Kono Kalakaua (Zulu) e Chin ho Kelly (Kam Fong). Mais tarde, o oficial do departamento de polícia de Honolulu Duke Lukela (Herman Wedemeyer) se juntou à equipe, assim como Ben Kokua (Al Harrington), que substituiu Kono. Mais tarde, foi adicionado o personagem Frank Kamana (Douglas Mossman) na 7ª Temporada, e na 12ª, entraram na série James "Kimo" Carew (William Smith), Lori Wilson (Sharon Farrell) e Truck Kealoha (Moe Keale, irmão de Zulu/Kono). A equipe Cinco-0 tinha de três a cinco membros, uma equipe muitissimo pequena para uma Polícia Estadual.
Na 12ª e última temporada, da série regular James MacArthur deixou o show (em 1996, ele admitiu que ele havia se cansado do papel e queria fazer outras coisas), como tinha Kam Fong. Ao contrário de outros personagens antes dele, o personagem de Fong, Chin Ho, a pedido de Fong, não desapareceu apenas do show, mas foi assassinado enquanto trabalhava em secreto para expor um anel de proteção em Chinatown no último episódio da temporada 10. Novos personagens Jim ' Kimo 'Carew ( William Smith ), Lori Wilson ( Sharon Farrell ) e Truck ( Moe Keale ) foram introduzidos na temporada 12 ao lado do personagem regular retornando Duke Lukela

4 de Outubro de 1979

Elenco de Hawaii Five-O (12ª Temporada)