3. > Hishakaku e Kiratsune

Título Jinsei-gekijô: Hishakaku to Kiratsune (Original)
Ano produção 1968
1968 ( Brasil )

Depois de passar oito anos em Xangai, um velho gângster chamado Kiratsune retorna a Tóquio para cuidar do enterro de seu antigo chefe e assumir a proteção do filho dele. Ele conhece então outro jovem yakuza, chamado Hishakaku, que fugiu com uma das gueixas de uma gangue rival e precisa de um lugar para se esconder. Convencido por Kiratsune, Hishakaku se entrega e é preso, mas a amizade dos dois persiste. Quando Hishakaku sai da prisão, encontra-se dividido entre seu senso de lealdade à sua gangue e seu senso de humanidade, mas é atraído de volta para as lutas sangrentas do clã. Baseado na segunda parte de um épico romance de Shiro Ozaki, este foi o penúltimo filme do mestre Tomu Uchida, que já havia realizado outra adaptação do mesmo livro, concentrando-se em seus primeiros capítulos. Cheio de ação impecavelmente encenada, incluindo a utilização experimental de câmera na mão e imagens em preto-e-branco na cena da batalha final, o filme é um dos maiores clássicos do “yakuza eiga”.