3. > Hitler 3º Mundo

Título Hitler Terceiro Mundo (Original)
Ano produção 1968
1968 ( Brasil )

Difícil tarefa é enquadrar José Agrippino de Paula no panorama cultural brasileiro. Talvez seja nosso artista mais inóspito a esse tipo de cadastramento de que os bancos escolares, as enciclopédias e, por que não, os catálogos de mostras tanto necessitam. Zé Agrippino está além de seu tempo e de seu país. Ele é uma espécie de Leonardo da Vinci do Terceiro Mundo. A comparação não é à toa. Esse artista escreveu livros absolutamente solitários dentro da tradicional literatura brasileira, propôs uma nova dramaturgia e fez um dos filmes mais inquietantes do nosso cinema: Hitler 3º Mundo. Se Panamérica, seu romance mais conhecido, é uma espécie de Mona Lisa a rir cinicamente do universo pop, com Elvis perambulando por supermercados e beijos em Marilyns, Hitler 3º Mundo é sua Anunciação, uma obra para o futuro, visionária. Feito em caráter de urgência, no auge da repressão militar, o filme foi rodado na clandestinidade e suas imagens, vistas hoje, são de uma atualidade aterrorizante.

Vitor Angelo

Obs. O filme nunca chegou a ser lançado comercialmente.