2. > Curtas Metragens
  3. > Hubert Robert: Uma Vida Afortunada

Título Robert. Schastlivaya zhizn (Original)
Ano produção 1999
1999 ( Mundial )

Convidado a realizar um documentário sobre os grandes mestres europeus presentes nas paredes do Hermitage, o mais importante museu russo, Sokurov surpreendeu ao escolher um dos nomes menos célebres do valioso acervo: Hubert Robert, pintor francês que atuou na passagem para o século 19. A felicidade do artista, como a época em que vivia, chegou ao fim com o colapso do império napoleônico. A vida de Robert terminou em desastre e tragédia. Contudo, seu legado permaneceu nas nostálgicas paisagens e magníficas ruínas que pintou, temas especialmente populares na Rússia do século 19. Este é um filme sobre as telas de Hubert Robert, mas também e sobretudo sobre a fé de um artista obcecado pela idéia de harmonia estética. "Como em um sonho, eu entro no Hermitage e nada me impede de me aproximar de qualquer pintura. Os fantasmas vivos deste gigantesco palácio me ajudam a enxergar melhor as telas."