3. > Huicholes

Huicholes

2013

Título Huicholes - The Last Peyote Guardians (Original)
Ano produção 2013
2013 ( Mundial )

Huicholes é uma história sobre as pessoas místicas Wixárika, uma das últimas culturas pré-hispânicas vivos na América Latina, e sua luta constante contra o governo mexicano e as corporações multinacionais de mineração para preservar Wirikuta, o seu território mais sagrado e casa do cacto peyote famoso.

Desde 2010, projetos de mineração canadenses receberam as concessões de prospecção de toda a área, rica em prata e outros minerais valiosos. A empresa promete criar milhares de empregos para os moradores carentes da região, sem contaminação.

No entanto, as atividades de mineração são vistos pelo Wixárika e os seus apoiantes como uma grande ameaça para a biodiversidade delicado deste ecossistema único, listado pela UNESCO como Património Mundial, Cultural e Natural.

Uma luta desigual e controversa de hoje que desencadeia o debate global entre antigos valores culturais, a exploração da natureza e do desenvolvimento inevitável dos povos.