3. > Imagem Peninsular de Lêdo Ivo

Título Imagem Peninsular de Lêdo Ivo (Original)
Ano produção 2004
2004 ( Mundial )

A trajetória do poeta, romancista, contista e ensaísta Lêdo Ivo, um dos maiores expoentes da geração de 45 e imortal da Academia Brasileira de Letras. Considerado transgressor pela sua geração, ele se apresenta neste documentário com uma língua afiada e ousada, atenuada por um lirismo único, refletindo o olhar crítico e dialético que o poeta tem sobre as coisas do mundo.

O filme mostra, ainda, trechos de sua relação tensa e intensa com a terra natal e suas impressões sobre poesia e linguagem. O documentário conta também com depoimentos de Ivan Junqueira (poeta e ensaísta), Edson Nery da Fonseca (ensaísta e bibliotecário) e Leda Almeida (escritora e historiadora). Imagens de Maceió, Recife e Rio de Janeiro, captadas por digital e super 8, dão o tom dos poemas, que, na voz do ator Othon Bastos, pontuam a narrativa e avançam no universo poético e mitográfico de Lêdo Ivo.