3. > Itinerário de Jean Bricard

Título Itinéraire de Jean Bricard (Original)
Ano produção 2008
2008 ( Mundial )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Jean Bricard nasceu em 1932, em Basse-Pierre, no Loire. Seu Itinerário foi filmado no dia 24 de Fevereiro de 1994, depois de duas entrevistas sobre a história da sua vida publicadas por Jean-Yves Petiteau, investigador no CNRS. O filme de Straub & Huillet é um documento, uma reflexão sobre o território, uma lição de História e uma história de fantasmas... O cinema, como alguém disse, é a última forma de história oral e este filme toma isso literalmente. Numa ilha no Loire existiu vida, pessoas que trabalhavam, resistiram, produziram vinho e viveram do rio. O filme é um testemunho terno daquilo que ainda há para ver e para experimentar, e acerca do modo como o espaço se transforma em tempo. [Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema]