Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > James Brown
65Número de Fãs

Nascimento: 3 de Maio de 1933 (73 years)

Falecimento: 25 de Dezembro de 2006

Barnwell, Carolina do Sul - Estados Unidos da América

Considerado o Rei do Soul e o pai do Funk, James Brown começou sua carreira na década de 1950, na Georgia, seleiro de músicos populares americanos (Ray Charles e outros). Ainda criança, teve as ruas como sua professora, numa vida muito pobre. Após trabalhos rurais e urbanos, na infância, cantava e dançava para sobreviver na adolecência. Aos dezesseis anos foi preso pela primeira vez em um assalto. Na prisão, tornou-se evangélico e entrou na banda de Soul, The Famous Flames. Fez muito sucesso em meados dos anos cinquenta e em 1963 aparece, em disco solo, para o mundo com o disco Live na Apollo.

Junto com outros músicos de sua geração revolucionou o meio musical americano e do mundo com o ritmo dançante e emotivo, com influência Gospel, antes restrita somente as igrejas evangélicas de negros, misturando à intensa efervecência do Rock na época. Fundaram o Soul Music e incrementaram o Rhythm and Blues para futuramente ramificarem para o Funk. Brown participou de todo esse processo com muita atitude, polêmicas e sucesso.

Como um prolífico cantor, compositor, dançarino e bandleader, Brown foi uma força fundamental na indústria da música. Deixou sua marca em diversos artistas ao redor do mundo, incluindo o Rei do Pop Michael Jackson, influenciando até mesmo os ritmos da música popular africana, como o afrobeat, juju e mbalax e forneceu o modelo para todo um subgênero do funk, o go-go.

James assumiu causas politicas e sociais e também foi um ativista contra o racismo. Nos anos sessenta tremeu o mundo com o seu Sexy Machine, seguindo o sucesso até 1985 quando lança Living in America. Preparava-se para consagrar a sua genialidade pelo mundo quando foi preso pela segunda vez por porte ilegal de arma. Condenado a seis anos, a década de 80 e 90 seguiram-se com prisões, processos judiciais e novas acusações por porte de drogas, brigas com suas mulheres e sonegação de impostos. James morreu em 25 de novembro de 2006, com 73 anos, de pneumonia.

Brown foi conhecido por inúmeros apelidos, incluindo Soul Brother Number One, Sex Machine, Mr. Dynamite, The Hardest Working Man in Show Business, The King of Funk, Minister of The New New Super Heavy Funk, Mr. Please Please Please Please Her, I Feel Good, The Original Disco Man e principalmente The Godfather of Soul ("O Padrinho do Soul"). No livro "Sweet Soul Music" de Arthur Conley, ele é descrito como King of Soul ("Rei do Soul").