3. > Joana, a Louca

Título Juana La Loca (Original)
Ano produção 2001
28 de Setembro de 2001 ( Mundial )

O filme conta a história de Joana I de Trastamara, infanta de Castela, terceira filha do casal Real Fernando II, o Católico e Isabel I, a Católica. Em 1496 Joana embarca da Espanha para os países Baixos, para casar-se com Felipe, o Belo. Este casamento foi arranjado por seus pais, de modo a provocar uma aproximação entre a coroa castelhana e o império Germânico, cujo Imperador era o pai de Felipe. Apesar de não se conhecerem, Joana e Felipe se apaixonam logo em seu primeiro encontro. Com o passar do tempo, Felipe perde o calor de sua paixão por Joana. Por outro lado, Joana se mostra uma mulher extremamente apaixonada, de caráter firme, decidida e bastante fecunda, tendo ao todo seis filhos com Felipe. Porém, o descompasso entre os sentimentos das duas partes do casal desperta em Joana um ciúme doentio. A rainha passa a seguir os passos de Felipe, que mantém diversos relacionamentos espalhados pelo reino. Quando Joana assume a coroa da Espanha, começa uma luta da corte dos Países Baixos pelo trono espanhol. Felipe se mostra um Rei fraco, extremamente influenciado pela nobreza flamenca, e aceita liderar um movimento que desejava declarar Joana Louca, incapaz de exercer a realeza, de modo que Felipe assumiria a coroa.