2. > Curtas Metragens
  3. > Jornal do Sertão

Título Jornal do Sertão (Original)
Ano produção 1970
1970 ( Brasil )

Jornal do sertão é mais um filme em que Geraldo Sarno utiliza os motes da cantoria, da industrialização e das novas formas de mercado como o principal responsável pelas mudanças na vida do sertanejo.

O texto conduzido pela voz de Tite Lemos condensa uma interpretação que olha as manifestações do que denomina o jornal do sertão, como algo pertencente a uma forma de vida e de organização social em vias de desaparecimento. Impregnado
de sonoridades, esse documentário se enriquece da beleza dos registros em som direto dos cantadores populares, nos espaços das feiras, em Campina Grande, na Paraíba, e também na captura autêntica de um desafio entre repentistas, na varanda da sede de uma fazenda, como era costumeiro. E são justamente essas pequenas inserções com som e imagem em sincronia que dão ao filme sua força.

Roteiro

Produtores