José Penalva - O mestre da música

2013

José Penalva - O mestre da música

Em 2013, o Museu Claretiano recebeu a visita do jornalista Ulisses Iarochinski, então representante do canal E-Paraná – canal público do estado Paraná que retransmite os conteúdos da TV Cultura e TV Brasil —, para ajudar na elaboração de um documentário sobre a vida musical do Padre José de Almeida Penalva. Tal produção contou com o depoimento de amigos e pesquisadores, cenas de arquivo e a apresentação de parte de seu acervo museológico. Este documentário já está disponível no YouTube.

Sacerdote, musicólogo, regente e escritor brasileiro dos mais importantes da segunda metade do século XX, Penalva se destacou na composição de músicas contemporâneas de vanguarda, explorando as linguagens sacra e secular.

Sua obra apresenta um compositor preocupado com o viés reflexivo e filosófico da criação e, ao mesmo tempo, um músico de humor refinado e de profunda humanidade. Penalva nasceu em Campinas, em 15 de maio de 1924, e faleceu em Curitiba, em 20 de outubro de 2002.

23 de Maio de 2013

Elenco de José Penalva - O mestre da música