3. > Karl May – À Procura do Paraíso Perdido

Título Karl May (Original)
Ano produção 1974
1974 ( Mundial )

A narrativa começa em 1900. Karl May (1842-1912), o autor mais popular de literatura juvenil na Alemanha, está sentado diante de uma exótica paisagem que já havia aparecido no filme Ludwig. É uma representação do paraíso. O filme descreve a luta do escritor contra o aparato legal alemão. No momento em que o primeiro editor de May colocou à venda suas obras mais antigas, uma cadeia de acontecimentos levou a uma série de acusações e de procedimentos judiciais que iriam atormentar o autor até o fim de seus dias. Entre outras coisas, ele é acusado de obscenidade em seus primeiros escritos, de perjúrio e de falsas afirmações em relação à sua crença religiosa e seu paradeiro durante a guerra franco-prussiana. O filme retrata o mundo interior do “último grande místico alemão” numa época em que as lendas estão morrendo. Ele nos leva através das catástrofes e derrotas que abalaram a vida de May até seu triunfo legal final e sua reabilitação social.

Roteiro