3. > L'île bleue (The Blue Island)

Título L'île bleue (Original)
Ano produção 2001
2001 ( Mundial )

França, 1940. Tropas alemãs acabaram de invadir o país mas, na residência rural habitada por Mellie, de 20 anos, seu pai aristocrata empobrecido e o primo adolescente Robinson, a guerra ainda parece distante, apesar de André, o noivo de Mellie, ter sido convocado para o exército. Para Robinson e seus amigos, incluindo o temperamental Bertrand, a guerra é apenas um jogo no lago da ilha. Bertrand, de 15 anos, já se sente bastante adulto: e Mellie, seu grande amor, aceita seus avanços.

Porém, o romântico senso de honra de Bertrand é profundamente abalado quando a França negocia um cessar fogo com os alemães. Para "salvar a honra" de seu país, ele decide se empenhar na "defesa militar" da ilha azul com alguns companheiros, um velho rifle de caça e uma bandeira feita em casa. Quando os primeiros carros blindados alemães, sob o comando do tenente Frantz von Pikkendorf, chegam ao local, os garotos os enfrentam com coragem absoluta. O tenente vê o desafio como um jogo, mas insiste que batam em retirada. Quando Pikkendorf tenta desarmar Bertrand, precipita uma desgraça.