3. > Lanceiros Negros Estão Vivos - Uma Ocupação por Moradia e Liberdade

Título Lanceiros Negros Estão Vivos - Uma Ocupação por Moradia e Liberdade (Original)
Ano produção 2016
11 de Agosto de 2016 ( Brasil )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Madrugada de 23 para 24 de maio de 2016, no Centro de Porto Alegre. Policiais bloqueiam todas as ruas que dão acesso à Ocupação Lanceiros Negros, para cumprir uma controversa reintegração de posse solicitada pelo Governo do RS. Na rua, apoiadores se mobilizam contra a ação de despejo. Dentro do prédio, lanceiros negros estão determinados a resistir, enquanto um coletivo de advogados tenta suspender a reintegração na Justiça.

O documentário reconstitui, através de depoimentos e imagens, o que aconteceu naquela noite que culminou ao amanhecer com uma vitória temporária, porém histórica de famílias que lutam por direito à moradia e liberdade.

Produção: Coletivo Catarse
Direção, imagens e edição: Tiago Rodrigues
Direção, imagens e entrevistas: Jefferson Pinheiro
Direção de trilha original, som direto e entrevistas: Marcelo Cougo
Arte: Ruben Castillo
Finalização de som: Bruno Klein
Imagens adicionais cedidas por Douglas Freitas, Tharcisio Rocha, Mídia Ninja e moradores da Ocupação Lanceiros Negros.
Trilha sonora original: Marcelo Cougo e Sandré Sarreta (Eu Acuso), Billy Valdez e Bodão Artenula (Hempadura), Richard Serraria (Bataclã FC), Mário Pirata, Domício Grillo (Kalunga), Lucas Kinoshita (Trem Imperial), Igor Assunção (Cartel da Cevada) e Filipe Burgdurff.