Você está em
  1. > Home
  2. > Listas
  3. > Infuências de Nietzsche
Lista criada por Israel rochaisrael
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em avaliações em comum

Infuências de Nietzsche

15. o Advogado do Diabo:
O confronto entre Vontade de Poder e Vontade de Prazer (Dionísio) no filme é épico, inesquecível e um problema real dos tempos modernos.

14.Hitler: A história de Hitler é uma aplicação monstruosa da Vontade de Poder. Os nazistas explicaram a filosofia de Nietzsche com seus próprios termos o que fez com que o filósofo fosse esquecido por vários anos após a guerra. Walter A. Kaufmann fez um excelente trabalho de restauração dos valores e dos conceitos filosóficos de Nietzsche.

13. Feitiço do Tempo: O estimulo do Eterno Retorno é óbvio, compreende a história do filme. Amor Fati é a razão pela qual Phil vive o mesmo dia por vários anos até aceitar seu destino. Em aceitá-lo ele não tenta mudar essa nova realidade.

12. Manderlay: Há a moralidade mestre-escravo. Os escravos foram tratados como escravos por tanto tempo que uma apresentação imediata de liberdade e valores semelhantes podem parecer errado para eles. Como se pode ter tanta certeza de que o que nós consideramos ser os valores de liberdade e de democracia são tão justos como eles dizem ser?

11. Flores Partidas: Os quatro confrontos com suas amantes do passado têm a mesma estrutura, ainda que aparentam ser totalmente diferente. Cada encontro é pior do que o último, mas a reação de Don é quase a mesma. É uma espécie de eterno retorno, em que os eventos não se repetem de forma idêntica, mas permanecem semelhantes entre si. Niilismo pode ser nome do meio de Don Johnston.
O filme considera a percepção de si mesmo e do comportamento depois de exceder as normas morais da sociedade. No mundo de Don, tudo é permitido, mas ele não considera mais esse tipo de liberdades. Cada uma das mulheres tem a mesma importância para Don. Cada uma delas pode ser a autora da carta. Em um eterno retorno, cada opção é uma possibilidade.

10. Fonte da Vida: A Fonte da Vida concentra-se no conceito de eterno retorno de Nietzsche. É o mesmo caso que continua a repetir-se infinitas vezes, dentro de uma gama infinita de espaço. Tomas, Tom e Tommy estão atuando em diferentes tempos e lugares, buscando o mesmo objetivo, A Árvore da Vida. Todos eles temem a morte, e todos eles trabalham tão duro para derrotar a morte que se esquecem de viver.

09. Festim Diabólico: Rupert tinha feito um debate na escola sobre Übermensch de Nietzsche. A discussão levou Brandon e Phillip a matarem um inocente . O Übermensch cria novos valores. Ele se eleva acima dos conceitos de bem e mal. Quando Rupert descobre a verdade, ele sente vergonha de ser a causa deste crime macabro.
De facto, este é o conceito de Übermensch explicado pelos nazistas, bem como o Übermensch visto hoje na cultura popular. Zaratustra, porém, disse que o Übermensch é alguém que supera homem, alguém que cria algo além de si mesmo. Pegar uma arma e matar alguém não é provavelmente o que Nietzsche estava falando quando escreveu sobre essa criatura superior.

08. O Triunfo da Vontade:Como qualquer outro evento que tem a ver co Hitler mostrará exemplo claro de Vontade de Poder, Lembrando que Força e Poder são conceitos diferentes.

07. Clube da Luta: Se você tomar cuidado e perceber todos os detalhes deste filme, o final pode não ser uma grande surpresa. O conceito filosófico claramente explorado através do filme é o Übermensch, o novo homem que corajosamente cria além de si mesmo, desdenhando a moralidade da sociedade, e confiando apenas em seu próprio ponto de vista moral. O confronto moral entre mestre-escravo pode ocorrer dentro de uma única pessoa e em uma única mente.

6. Apocalypse Now: O homem é os dois lados de uma moeda. Um ex-Apollo que não gosta mais de ser um herói e deseja se tornar um Dionísio, lutando para sentar no trono de Apollo. É tudo sobre a bela dicotomia intelectual entre Dionísio e Apolo, constantemente ganhando e perdendo terreno contra o outro. Qualquer um dos dois não tem sentido sem a presença do outro.
Este filme foi altamente influenciado pela obra de Werner Herzog Aguirre, a Cólera de Deus.

5. Cidadão Kane: Não há nenhuma verdade objetiva, Kane é guiado pela Vontade de Poder. Ele é como um Deus a partir da perspectiva dos outros, mas a partir de sua própria perspectiva ele não sabe mais quem ele. Os valores coletivos podem não ter nenhum significado importante em comparação com a própria vontade. Assim, vivendo em uma casa que a maioria das pessoas só podiam sonhar, Charles Foster Kane considera que Rosebud é a única coisa que ele deseja.

4. DogVille: O ponto do filme, como Lars alegou pessoalmente, é que “o mal pode surgir em qualquer lugar.” Em outras palavras, o ponto do filme é a filosofia básica de Nietzsche, Além do Bem e do Mal e Genealogia da Moral.
Mais uma vez vemos a moralidade mestre-escravo. Todo homem deve ser guiado por suas leis internas, mas quando senhores e escravos se invertem, haverá consequências dramáticas pesados ​​porque eles não estão respeitando as suas leis internas.
Grace aparece pela primeira vez no filme como mestre e os habitantes da cidade Dogville como “escravos”. Depois de mudar de posições, eles finalmente revelam o que eles realmente são.

3. O Sacrifício: O detalhe mais confuso do filme é a estranha sequência de eventos quando Alexander reza a Deus e passa uma noite com a bruxa. O mundo foi salvo, mas a quem devemos atribuir este milagre? Otto menciona o anão de Nietzsche no início do filme. “Toda a verdade é torta”, diz o anão para Zaratustra, acrescentando que “o próprio tempo é um círculo.” A lenda de Kolov não é um detalhe acidental. Ele apresenta o eterno retorno.
Então Alexander está oferecendo um presente, o presente final para a humanidade através de seu sacrifício além-humano. Tarkovsky apresenta o eterno retorno como um antídoto ao niilismo.
Todo o filme permanece aberto a interpretações profundas. Tarkovsky contempla o homem que faz algo além de si mesmo. Em última análise, o resultado é o mesmo se a causa era Deus ou a bruxa.

2. Napoleão: Napoleão é provavelmente a figura mais típica que manifesta vontade de poder de Nietzsche. Neste filme maravilhoso, Napoleão é uma presença energética cuja própria aparência proclama “Eu mereço meu prestígio!”
Napoleão ao longo de sua vida alcança o poder que tanto desejou.

1. O Cavalo de Turim: Ao contrário de todos os outros filmes nesta lista, O Cavalo de Turim não é apenas influenciado pela filosofia de Nietzsche, mas retrata a causa desta tremenda filosofia: o peso da existência humana. Os tiros repetitivos são tiros da vida real. Um homem, sua filha, e seu cavalo lutando para sobreviver em um mundo que tem muito em comum com um mundo pós-apocalíptico.

O Eterno Retorno aqui não é algo estranho ou desumano. O niilismo vem de alguns personagens simples. Não existe nenhuma barreira entre o mundo dos personagens e do público. O que você vê no filme é o que você pode ver todos os dias.

O visitante dá à menina uma cópia da Anti-Bíblia. Expandindo o pensamento de Nietzsche que a culpa da decadência do homem não é culpa só de Deus, mas de Deus e do Homem.

Bela Tarr disse que o visitante que vem para o homem e sua filha foi “uma espécie de sombra de Nietzsche”.

Lista editada há 7 meses

15 0

0%
Você já viu 0 dos 15 filmes desta lista.
  1. Advogado do Diabo (The Devil's Advocate)

    Advogado do Diabo

    4.0 1,2K
  2. Hitler: A Ascensão do Mal (Hitler: The Rise of the Evil)

    Hitler: A Ascensão do Mal

    3.8 67
  3. Feitiço do Tempo (Groundhog Day)

    Feitiço do Tempo

    3.9 582
  4. Manderlay (Manderlay)

    Manderlay

    4.0 283
  5. Flores Partidas (Broken Flowers)

    Flores Partidas

    3.6 175
  6. Fonte da Vida (The Fountain)

    Fonte da Vida

    3.8 657
  7. Festim Diabólico (Rope)

    Festim Diabólico

    4.3 667
  8. O Triunfo da Vontade (Triumph des Willens)

    O Triunfo da Vontade

    4.0 64
  9. Clube da Luta (Fight Club)

    Clube da Luta

    4.5 4,5K
  10. Apocalypse Now (Apocalypse Now)

    Apocalypse Now

    4.3 876
  11. Cidadão Kane (Citizen Kane)

    Cidadão Kane

    4.3 737
  12. Dogville (Dogville)

    Dogville

    4.3 1,8K
  13. O Sacrifício (Offret)

    O Sacrifício

    4.4 88
  14. Napoleão (Napoléon)

    Napoleão

    4.3 17
  15. O Cavalo de Turim (A Torinói ló)

    O Cavalo de Turim

    4.1 145

Comentar: