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Lista criada por Rocha is_rocha
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em avaliações em comum

Infuências de Nietzsche

15. o Advogado do Diabo:
O confronto entre Vontade de Poder e Vontade de Prazer (Dionísio) no filme é épico, inesquecível e um problema real dos tempos modernos.

14.Hitler: A história de Hitler é uma aplicação monstruosa da Vontade de Poder. Os nazistas explicaram a filosofia de Nietzsche com seus próprios termos o que fez com que o filósofo fosse esquecido por vários anos após a guerra. Walter A. Kaufmann fez um excelente trabalho de restauração dos valores e dos conceitos filosóficos de Nietzsche.

13. Feitiço do Tempo: O estimulo do Eterno Retorno é óbvio, compreende a história do filme. Amor Fati é a razão pela qual Phil vive o mesmo dia por vários anos até aceitar seu destino. Em aceitá-lo ele não tenta mudar essa nova realidade.

12. Manderlay: Há a moralidade mestre-escravo. Os escravos foram tratados como escravos por tanto tempo que uma apresentação imediata de liberdade e valores semelhantes podem parecer errado para eles. Como se pode ter tanta certeza de que o que nós consideramos ser os valores de liberdade e de democracia são tão justos como eles dizem ser?

11. Flores Partidas: Os quatro confrontos com suas amantes do passado têm a mesma estrutura, ainda que aparentam ser totalmente diferente. Cada encontro é pior do que o último, mas a reação de Don é quase a mesma. É uma espécie de eterno retorno, em que os eventos não se repetem de forma idêntica, mas permanecem semelhantes entre si. Niilismo pode ser nome do meio de Don Johnston.
O filme considera a percepção de si mesmo e do comportamento depois de exceder as normas morais da sociedade. No mundo de Don, tudo é permitido, mas ele não considera mais esse tipo de liberdades. Cada uma das mulheres tem a mesma importância para Don. Cada uma delas pode ser a autora da carta. Em um eterno retorno, cada opção é uma possibilidade.

10. Fonte da Vida: A Fonte da Vida concentra-se no conceito de eterno retorno de Nietzsche. É o mesmo caso que continua a repetir-se infinitas vezes, dentro de uma gama infinita de espaço. Tomas, Tom e Tommy estão atuando em diferentes tempos e lugares, buscando o mesmo objetivo, A Árvore da Vida. Todos eles temem a morte, e todos eles trabalham tão duro para derrotar a morte que se esquecem de viver.

09. Festim Diabólico: Rupert tinha feito um debate na escola sobre Übermensch de Nietzsche. A discussão levou Brandon e Phillip a matarem um inocente . O Übermensch cria novos valores. Ele se eleva acima dos conceitos de bem e mal. Quando Rupert descobre a verdade, ele sente vergonha de ser a causa deste crime macabro.
De facto, este é o conceito de Übermensch explicado pelos nazistas, bem como o Übermensch visto hoje na cultura popular. Zaratustra, porém, disse que o Übermensch é alguém que supera homem, alguém que cria algo além de si mesmo. Pegar uma arma e matar alguém não é provavelmente o que Nietzsche estava falando quando escreveu sobre essa criatura superior.

08. O Triunfo da Vontade:Como qualquer outro evento que tem a ver co Hitler mostrará exemplo claro de Vontade de Poder, Lembrando que Força e Poder são conceitos diferentes.

07. Clube da Luta: Se você tomar cuidado e perceber todos os detalhes deste filme, o final pode não ser uma grande surpresa. O conceito filosófico claramente explorado através do filme é o Übermensch, o novo homem que corajosamente cria além de si mesmo, desdenhando a moralidade da sociedade, e confiando apenas em seu próprio ponto de vista moral. O confronto moral entre mestre-escravo pode ocorrer dentro de uma única pessoa e em uma única mente.

6. Apocalypse Now: O homem é os dois lados de uma moeda. Um ex-Apollo que não gosta mais de ser um herói e deseja se tornar um Dionísio, lutando para sentar no trono de Apollo. É tudo sobre a bela dicotomia intelectual entre Dionísio e Apolo, constantemente ganhando e perdendo terreno contra o outro. Qualquer um dos dois não tem sentido sem a presença do outro.
Este filme foi altamente influenciado pela obra de Werner Herzog Aguirre, a Cólera de Deus.

5. Cidadão Kane: Não há nenhuma verdade objetiva, Kane é guiado pela Vontade de Poder. Ele é como um Deus a partir da perspectiva dos outros, mas a partir de sua própria perspectiva ele não sabe mais quem ele. Os valores coletivos podem não ter nenhum significado importante em comparação com a própria vontade. Assim, vivendo em uma casa que a maioria das pessoas só podiam sonhar, Charles Foster Kane considera que Rosebud é a única coisa que ele deseja.

4. DogVille: O ponto do filme, como Lars alegou pessoalmente, é que “o mal pode surgir em qualquer lugar.” Em outras palavras, o ponto do filme é a filosofia básica de Nietzsche, Além do Bem e do Mal e Genealogia da Moral.
Mais uma vez vemos a moralidade mestre-escravo. Todo homem deve ser guiado por suas leis internas, mas quando senhores e escravos se invertem, haverá consequências dramáticas pesados ​​porque eles não estão respeitando as suas leis internas.
Grace aparece pela primeira vez no filme como mestre e os habitantes da cidade Dogville como “escravos”. Depois de mudar de posições, eles finalmente revelam o que eles realmente são.

3. O Sacrifício: O detalhe mais confuso do filme é a estranha sequência de eventos quando Alexander reza a Deus e passa uma noite com a bruxa. O mundo foi salvo, mas a quem devemos atribuir este milagre? Otto menciona o anão de Nietzsche no início do filme. “Toda a verdade é torta”, diz o anão para Zaratustra, acrescentando que “o próprio tempo é um círculo.” A lenda de Kolov não é um detalhe acidental. Ele apresenta o eterno retorno.
Então Alexander está oferecendo um presente, o presente final para a humanidade através de seu sacrifício além-humano. Tarkovsky apresenta o eterno retorno como um antídoto ao niilismo.
Todo o filme permanece aberto a interpretações profundas. Tarkovsky contempla o homem que faz algo além de si mesmo. Em última análise, o resultado é o mesmo se a causa era Deus ou a bruxa.

2. Napoleão: Napoleão é provavelmente a figura mais típica que manifesta vontade de poder de Nietzsche. Neste filme maravilhoso, Napoleão é uma presença energética cuja própria aparência proclama “Eu mereço meu prestígio!”
Napoleão ao longo de sua vida alcança o poder que tanto desejou.

1. O Cavalo de Turim: Ao contrário de todos os outros filmes nesta lista, O Cavalo de Turim não é apenas influenciado pela filosofia de Nietzsche, mas retrata a causa desta tremenda filosofia: o peso da existência humana. Os tiros repetitivos são tiros da vida real. Um homem, sua filha, e seu cavalo lutando para sobreviver em um mundo que tem muito em comum com um mundo pós-apocalíptico.

O Eterno Retorno aqui não é algo estranho ou desumano. O niilismo vem de alguns personagens simples. Não existe nenhuma barreira entre o mundo dos personagens e do público. O que você vê no filme é o que você pode ver todos os dias.

O visitante dá à menina uma cópia da Anti-Bíblia. Expandindo o pensamento de Nietzsche que a culpa da decadência do homem não é culpa só de Deus, mas de Deus e do Homem.

Bela Tarr disse que o visitante que vem para o homem e sua filha foi “uma espécie de sombra de Nietzsche”.

Lista editada há 8 anos

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  1. Advogado do Diabo (The Devil's Advocate)

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  2. Hitler: A Ascensão do Mal (Hitler: The Rise of the Evil)

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  3. Feitiço do Tempo (Groundhog Day)

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  4. Manderlay (Manderlay)

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  8. O Triunfo da Vontade (Triumph des Willens)

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  11. Cidadão Kane (Citizen Kane)

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  12. Dogville (Dogville)

    Dogville

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  13. O Sacrifício (Offret)

    O Sacrifício

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  14. Napoleão (Napoléon)

    Napoleão

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  15. O Cavalo de Turim (A Torinói ló)

    O Cavalo de Turim

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