3. > Madeline

Madeline

1993

Título Madeline (Original)
Ano produção 1993
14 de Setembro de 1993 ( Mundial )
Duração

Baseada no livro de Ludwig Bemelman, a série mostra a história da menina órfã Madeline, que vive grandes aventuras a cada episódio com suas amigas do orfanato. Durante as histórias, ela fala algumas palavras e expressões em francês, ensinando naturalmente ao público infantil um pouco desse idioma.

Em 1952 foi feita uma curta metragem de desenhos animados do primeiro livro "Madeleine" dirigido por Robert Cannon.

Em 1989, a Dic em cooperação com a Cinar fazem uma adaptação em desenhos animados do primeiro livro "Madeleine" num especial para televisão para a HBO. O especial foi escrito por Judy Rothman que também escreveu os outros projectos para TV. O especial foi nomeado para um Emmy na categoria de Melhor programa de animação.
Em 1991 a Cinar adaptou para desenhos animados os outros 5 livros da Madalena com canções compostas pelo canadiano Jeffrey Zahn e letras de Judy Rothman.

Em 1993 a DiC produziu a primeira série de 20 episódios da Madalena. Com o sucesso da primeira série, em 1995 foram produzidos mais 13 episódios com o titulo "As novas aventuras da Madalena".

Em 2001 foram produzidos mais 28 episódios.

A série Madalena estreou em Portugal em 1993 na TV2(RTP 2) no espaço infantil "Um-dó-li-tá". A dobragem portuguesa foi dirigida pela actriz Ermelinda Duarte nos estúdios da Nacional Filmes, tendo como narrador o actor Ruy de Carvalho. A série voltou a ser repetida na RTP 2 . Em 2001 a SIC passou a nova série com uma nova dobragem.

Video do genérico interpretado pela actriz Manuela Couto e um excerto da série.